quinta-feira, 11 de junho de 2009

IIº BIMESTRE DE ATIVIDADES










CONTINUAÇÃO DO IIº BIMESTRE

TRABALHO FORMAL , INFORMAL E PLANO DE NEGÓCIOS

A reorganização econômica, caracterizada pelo processo de globalização, provocou alterações nas estruturas produtivas da economia brasileira e, conseqüentemente, mudanças no mercado de trabalho. Essas mudanças refletiram-se nas características setoriais de emprego, trazendo uma grande preocupação quanto às relações de trabalho e à crescente taxa de desemprego.

A participação dos trabalhadores no mercado informal é mais de 52%. Dessa forma, a questão de emprego no Brasil nos últimos anos tem se tornado cada vez mais discutida e questionada quanto à capacidade de gerar novos empregos e qual a qualidade desses empregos.

Neste IIº BIMESTRE, o grupo do EJA III-EIXO VII pretende discutir as características , vantagens e desvantagens do trabalho formal e informal abrangendo pesquisa, criação de empresa e oficinas.

Foi apresentado no Auditório um Power Point de como se fazer um Plano de negócio e um vídeo com Trabalho Informal (Vídeo da Globo) mostrando as vantagens e desvantagens. O auditório ficou cheio de alunos interessados em aprender.






COLÉGIO ESTADUAL RUBÉN DARIO

CURSO EJA III : TEMPO FORMATIVO 03 APRENDER A FAZER
EIXO TEMÁTICO VII : ECONOMIA SOLIDÁRIA E EMPREENDEDORISMO
PROFESSORES: Anete, Ana Maria, Joádia ,Kátia, Roque, Tavares e Walber
DISCIPLINAS: QUÍMICA , MATEMÁTICA, FÍSICA, BIOLOGIA , E ARTES.

IIº BIMESTRE

TEMA: Como iniciar seu próprio negócio?

Vivemos em um país onde nossas escolas ensinam os estudantes a serem empregados, não empregadores ..........


Justificativa : O objetivo de trabalhar com o ensino de empreendedorismo é oferecer aos alunos o desenvolvimento da sua capacidade empreendedora,ou seja,estimular espírito empreendedor nos estudantes que certamente resultará na formação de profissionais diferenciado, seja como empreendedor seja como empregado. Como empreendedores, estes profissionais poderão criar empreendimentos inovadores e proporcionar oportunidades de trabalho e realização profissional para outros trabalhadores. Como empregados "intra-empreendedores", poderão exercer muito mais sua criatividade, autonomia e liderança, ocupando lugar de destaque nas organizações.

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=9371

1ª ETAPA DO TRABALHO – PESQUISA

Objetivo: Compreender o que é Empreendedorismo.

1. O que é empreendedorismo?

2. Quais são as características de um empreendedor?

3. Por que o empreendedorismo é importante para a sociedade?

4. Como promover o empreendedorismo em nossa sociedade?


2ª ETAPA DO TRABALHO – ABERTURA DE UMA EMPRESA

Objetivo: Proporcionar aos alunos o contato com empresas de forma diversificada, contribuindo para despertar o espírito empreendedor, mostrando oportunidades de abrir seus horizontes a partir de atividades prazerosas com a finalidade de gerar renda.


Atividade : Responder as questões abaixo.

1. Que tipo de empresa você pretende abrir?

2. Qual serão o nome e logomarca da empresa?

3. Que mercado seu produto ocupará?

4. Onde se localizará sua empresa?

5. Que serviços ou produtos você pretende vender?

6. Quais serão as vantagens de seu negócio sobre a comunidade em que está inserido?

7. Você necessitará de equipamentos ou fornecedores? De que tipo?

8. Como você será remunerado?

9. Quais os recursos financeiros que serão necessários para você abrir sua empresa? Você precisará de algum financiamento?

10. Quais os documentos necessários para você abrir seu negócio?